Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Istagram
Flickr
YouTube
RSS
NOTÍCIAS

02.12.17  |  13h15   

“A seccional parabeniza e agradece por ajudar-nos a seguir junto em busca de dias melhores para a advocacia”, ressaltou Breier na celebração dos 85 anos da subseção de Caxias do Sul

Foto: Vanessa Schneider - OAB/RS

Foto: Vanessa Schneider - OAB/RS

Muitas histórias e homenagens marcaram a noite de comemoração do jantar de aniversário de 85 anos da subseção de Caxias do Sul, nesta sexta-feira (01), no restaurante Don Claudino, em Caxias do Sul. O presidente da seccional gaúcha, Ricardo Breier, prestigiou a solenidade, que também homenageou os advogados (as) que prestaram serviços à OAB Caxias nesses 85 anos de história. O secretário-geral da Ordem gaúcha, Rafael Canterji, e o tesoureiro da CAA/RS, Gustavo Juchen, bem como os conselheiros seccionais, Josana Rivoli e André Zuco, também participaram do evento.

Com a presença de autoridades do poder público, ex-presidentes da entidade, presidentes de subseções e advogados (as) da serra gaúcha, Breier falou da significância da comemoração da data, que é conjunta com a história da seccional gaúcha: “São os mesmo anos que a nossa seccional festejou em abril.  Posso dizer, então, que nós encerramos as nossas atividades festivas da seccional com essa digníssima solenidade”, disse o dirigente, que destacou a representatividade da advocacia caxiense: “São 85 anos de uma história que começou com um sonho, o do nosso primeiro presidente Olmiro de Azevedo, que construiu a independência e a representatividade da advocacia de Caxias do sul. É um sonho que se tornou realidade. Os ex-presidentes, que aqui hoje receberam as homenagens, e em nome dos senhores, agradeço todo o trabalho, empenho, dedicação e responsabilidade por esta subseção. Das 106 subseções, esta é a que está a frente e serve de exemplo”, destacou.

Breier também falou da conquista da assinatura do convênio da migração do sistema E-Themis para o eproc no Judiciário gaúcho: “Nasceu de uma audiência pública, no dia 11 de abril, dia em que comemoramos o aniversário de 85 anos da nossa seccional, mas lá estávamos em prol da advocacia, debatendo com 500 advogados e mais de 12 mil pessoas pelo sistema EaD. Levamos quatro meses de tratativas, mas há duas semanas assinamos o convênio, portanto, isso é o diálogo e foi também o emprenho do presidente do TJRS, Difini, que sabia que podia contar conosco”, reverenciou.

Breier concluiu, parabenizando a subseção e dizendo que o maior sonho será a aprovação da lei que criminaliza a violação das prerrogativas dos advogados: “A concretização do sonho que iniciou em 2007, com o movimento OAB Mais, por meio do presidente nacional Claudio Lamachia, será a provação do projeto da criminalização da violação das prerrogativas. Ele vai regulamentar aquilo que temos sofrido, que é o desrespeito à nossa profissão. A seccional parabeniza Caxias do Sul e agradece por ajudar-nos a seguir junto em busca de dias melhores para a advocacia”, resaltou.

Na sua fala, a presidente da subseção de Caxias do Sul, Graziela Vanin, demonstrou a sua alegria e satisfação de poder comemorar os 85 anos da subseção na sua gestão, ela rememorou situações e passagens importantes da história da sede. Graziela evidenciou a relevância do trabalho que foi desenvolvido pelos ex-dirigentes que a antecederam: “Estamos aqui para homenageá-los, e, acima de tudo, para reconhecer e agradecer pelo que fizeram à nossa entidade. Agradecer pelo trabalho abnegado, pela dedicação à OAB e à subseção de Caxias do Sul”, ressaltou. 

A dirigente enfatizou duas conquistas alcançadas pela seccional gaúcha este ano: a troca do sistema Themis para o eproc e a lei que impede a cobrança de custas para execução de honorários advocatícios: “Conquistas como essas nos fazem ter certeza de um futuro melhor, futuro esse sonhado pelos dirigentes que nos antecederam. Teremos ainda uma história incrível e cheia de atuação qualificada, trabalho dedicado e conquistas infinitas, porque a história da Ordem é feita por todos nós advogados”, finalizou.

O ex-presidente da subseção de Caxias do Sul, gestão 1982-1984, Lauri Silva, que falou em nome dos homenageados da noite, relembrou momentos e experiências vividas na subseção e destacou a importância de pertencer à instituição: “Eu comecei a vivenciar a advocacia em 1969, e, a partir dali, tenho a convicção de que a OAB é um elemento de formação, crescimento, e é um instrumento da democracia e de novas lideranças. Agradeço e parabenizo a presidente pelo seu desempenho e seu pulso administrativo, sobretudo pela dedicação, porque sei o quão árduo é ser um presidente de subseção. Parabéns!”.

Na ocasião, o presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Felipe Gremelmaier, entregou o Prêmio Caxias do Sul à presidente Graziela Vanin, pelos 85 anos da subseção e frisou: “Nos 125 anos da Câmara de Vereadores, não poderíamos deixar de homenagear uma das principais entidades da nossa cidade. Neste ano tivemos um relação muito próxima, buscando diálogo e situações positivas para Caxias do Sul. Vamos entregar somente uma homenagem este ano, que é para a subseção, é o único prêmio que pode se entregue fora do legislativo”, enfatizou.

Vanessa Schneider

Jornalista MTB17654

REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Istagram
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
MAPA DO SITE
Abrir
(51) 3287.1800
Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2017 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize