Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Istagram
Flickr
YouTube
RSS
NOTÍCIAS

19.03.07  |  20h15   

OAB realiza exame com data única pela primeira vez na história

Pela primeira vez na história, as 27 Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realizarão a primeira etapa (prova objetiva) do Exame de Ordem em uma data unificada: no dia 15 de abril. Todas as Seccionais da OAB nos Estados ministrarão a prova em uma mesma data, importante passo para a unificação total do exame que habilita bacharéis em Direito a ingressar na advocacia.

O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, elogiou a medida, mas defendeu, além de uma data única, um conteúdo unificado para as provas. Para ele, a OAB só teria a ganhar com a unificação do Exame de Ordem. “A mesma prova, aplicada em uma única data e com o mesmo conteúdo em todo o Brasil, evitará as discrepâncias entre os exames aplicados por Seccionais diferentes”, afirma Britto. Essa posição foi defendida pela primeira vez na reunião dos presidentes das Comissões de Exame de Ordem da OAB, realizada no dia 1º de março deste ano.

Cezar Britto lembrou que nunca se usou o Exame de Ordem como aferidor oficial do ensino jurídico no país exatamente porque eles são diferenciados, organizados e aplicados separadamente por cada Seccional. “Uma única prova seria a melhor a melhor referência sobre as faculdades de Direito e teríamos um controle maior da qualidade oferecida pelos cursos”, afirmou. Britto anunciou que o Ministério da Educação já afirmou à OAB que, caso a entidade unifique o seu exame, este seria reconhecido pelo MEC como o avalizador para os processos de reconhecimento e revalidações de instituições de ensino de Direito. No entanto, Britto lembrou que o Conselho Federal a OAB não vai impor a instituição do Exame de Ordem unificado. “Ele tem que nascer da vontade de cada uma das Seccionais”.
Fonte: Conselho Federal da OAB

REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Istagram
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
MAPA DO SITE
Abrir
(51) 3287.1800
Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2018 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize