09.11.17  |  16h10

Solidariedade: OAB/RS mobiliza comunidade para doação de sangue

Karine Menoncin

Quem doa sangue, faz a diferença.png

As doações devem ser feitas em nome de Julia Soares Bork.

A advocacia e toda a comunidade estão convocadas a apoiarem uma causa muito nobre: a doação de sangue. Julia Bork, filha de Arthur Rogério Bork, está lutando contra a mielodisplasia (falência da medula óssea) e necessita de transfusões.

A jovem de 17 anos passou, hoje (09/11), por um transplante de medula óssea, e permanecerá internada no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) para recuperação. A campanha de doação vai até 10 de dezembro, e são aceitos todos os tipos sanguíneos. Ao procurar o hemocentro, informe que a doação é para Julia Bork.

O ato da doação, em si, leva aproximadamente dez minutos. No HCPA, as doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira das 8h às 18h. Aos sábados, são distribuídas 80 fichas entre 8h e 12h. Os requisitos e impedimentos serão avaliados na triagem feita no próprio local, antes da doação.

Requisitos básicos

- Ter entre 18 e 69 anos de idade, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (dos 16 aos 18, somente com autorização do responsável);

- Pesar no mínimo 50 kg;

- Estar em boas condições de saúde;

- Apresentar documento de identidade.

Impedimentos

- Gravidez;

- Amamentação;

- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;

- Hepatite após os 11 anos;

- Diabetes;

- Hipertensão;

- Tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses.

© Copyright 2017 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize